segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Natal!

Já que, nesta quadra, resistir às tentãções não é tarefa fácil, aqui fica um vídeo de uma notícia desta manhã da RTP com alguns conselhos de um profissional da nossa área...


E sim, é possivel uma noite de consoada sem exageros!

Divirtam-se em família e aproveitem tudo de bom que o Natal nos traz. Feliz Natal!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Taxa de obesidade nos EUA estabilizou após 25 anos de crescimento

"O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) emitiu um relatório indicando que, nos anos de 2005 e 2006, a taxa de obesidade naquele país estabilizou, depois de 25 anos de crescimento sucessivo. As estatísticas estagnaram, mas nos Estados Unidos continuam viver cerca de 72 milhões de obesos, o que representa um terço da população norte-americana."
Fonte: Jornal Público, terça-feira, 4 de Dezembro de 2007


Será que a luta contra a obesidade começa a surtir efeito?!?

domingo, 2 de dezembro de 2007

Doenças de comportamento alimentar

E porque a prevalência destas doenças tem vindo a aumentar de um forma drástica, deixamo-vos com este vídeo para reflectirem na "gravidade destes problemas"...

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

NonStop

Durante a nossa pesquisa para a próxima actividade, encontramos um site interessante direccionado a crianças e adolescentes que tem como fundamento a actividade física e uma alimentação saudável. (NonStop).

Segue-se o vídeo de apresentação deste site e uma pequena descrição do projecto.
Esperamos que vos seja útil!



NonStop.com é um “concurso” baseado no programa de actividades para as crianças. Tem como objectivo ajudá-las a adoptarem um estilo de vida saudável e activo. Os participantes (crianças e adolescentes) ganham pontos com a actividade física, o consumo de frutos e vegetais e se reduzirem o tempo dispendido a ver TV, jogar computador (não incluindo o trabalho para casa). O programa tem a duração de 6 semanas, período durante o qual os participantes acompanham as suas actividades diárias e escolhas nutricionais. No fim deste tempo, se for atingida a pontuação mínima exigida pelo concurso (18900), serão recompensados.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

388 milhões de mortes relacionadas com hábitos de vida nos próximos dez anos

"Nos próximos dez anos morrerão cerca de 388 milhões de pessoas devido a doenças não transmissíveis, afirmam 155 peritos em saúde, de 55 países, num artigo publicado na revista “Nature”, no qual apresentaram um plano de vinte pontos para evitar, até 2015, pelo menos 36 milhões de mortes prematuras causadas por maus hábitos de vida, como a obesidade, o sedentarismo e o tabaco."
Fonte: Jornal Público, quinta-feira, 22 de Novembro 2007

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

11º Congresso Português de Obesidade

Entre os dias 10 e 13 deste mês decorreu no Hotel Cascais Miragem o 11º Congresso Português de Obesidade organizado pela SPEO (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade). Um congresso que abordou, de diversas perspectivas, a problemática da obesidade a nível nacional e mundial, despertando-nos a vontade de algo fazer no sentido de evitar e erradicar esta doença crónica.
Da participação neste evento como congressistas, apraz-nos dizer que “tratar obesos é fascinante”, "que há obesidades e não obesidade" e que “é necessário gostarmos dos obesos para os conseguirmos ajudar”, sendo estas algumas das frases que marcaram este congresso.

Os nossos Parabéns à SPEO e seus colaboradores!

Dia Mundial da Diabetes - 14 de Novembro

O que é a Diabetes?

Diabetes is a chronic disease that occurs when the pancreas does not produce enough insulin, or when the body cannot effectively use the insulin it produces. Hyperglycaemia, or raised blood sugar, is a common effect of uncontrolled diabetes and over time leads to serious damage to many of the body's systems, especially the nerves and blood vessels.



Diabetes causes about 5% of all deaths globally each year.

80% of people with diabetes live in low and middle income countries.

Most people with diabetes in low and middle income countries are middle-aged (45-64), not elderly (65+).

Diabetes deaths are likely to increase by more than 50% in the next 10 years without urgent action.

In http://www.who.int/diabetes/en/




quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Comunicação na Industria Alimentar

Quando o tema é a alimentação deve existir uma lógica na comunicação para que certo objectivo seja atingido. Esse objectivo pode ser estimular o consumo de determinado produto alimentar.
Servindo-se de várias estratégias, muitas vezes publicitárias, a indústria alimentar faz chegar ao consumidor os seus objectivos e tenta que estes sejam cumpridos. Seguem-se as categorias destes objectivos e alguns exemplos para que se torne mais explícito como actua a indústria alimentar na sua comunicação:


- dar a conhecer: exemplo1 e exemplo2;

- fazer gostar: exemplo3, exemplo4 e exemplo5;

- fazer agir: exemplo6;

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Será que um nutricionista é neutro/imparcial ao comunicar sobre ciência?

O nutricionista, como profissional de saúde, transmite informação produzida por outros, tendo o cuidado de verificar a sua qualidade e de simplificar/descodificar o que é complexo. Esta descodificação permite que o conhecimento na área da nutrição, possa ser utilizado pelo público em geral, melhorando as suas decisões, no que relata a escolhas e hábitos alimentares.
Mas será, que por exemplo, um nutricionista de determinada empresa não é influenciado pelos seus financiadores? Ou seja, não distorce a ciência ao publicitar um dos seus produtos? Ou estamos apenas a falar de uma estratégia de marketing em que o profissional enfatiza, apenas, as características do produto que lhe interessa divulgar?

Um nutricionista, assim como qualquer profissional de saúde, tem de ter em conta a credibilidade que a população lhe deposita, tentando portanto, não alterar a ciência.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Nutricionistas e os Municípios


"O alerta é da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) e surge no Dia Mundial da Alimentação".

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro

O Direito à Alimentação. Será que contribuis para que este direito seja realmente Universal?!?

The Right to Food - FAO

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Corrente Funcionalista vs Corrente Estruturalista

É certo que se comunica muito sobre alimentação, mas será que sabemos distinguir a publicidade fundamentada nas preferências alimentares da sociedade da que se preocupa com os benefícios nutricionais? Pois, a diferença existe, no entanto, nem sempre a captamos com facilidade.
Na TV, em cartazes, revistas, ou até mesma na internet, entre outros meios de comunicação, assistimos a publicidade que associa as preferências alimentares ao que é socialmente aceite. Deste modo, estamos perante a corrente estruturalista. Por exemplo, quando num bar, entre amigos, está presente um jogador de futebol muito conhecido a publicitar uma marca de cerveja (exemplo1 - vídeo 3), quando se associam jovens actores de uma série juvenil de TV com um sumo refrigerante (exemplo2), ou quando um outro futebolista aparece a comer um hambúrguer (exemplo3), fica bem caracterizada esta corrente.
Por outro lado, a publicidade que se baseia na divulgação dos benefícios associados ao consumo de certo alimento, sem influencia de ordem cultural, insere-se na corrente funcionalista. Esta corrente, por si só, leva ao surgimento de novas regras e comportamentos alimentares pela sua relação entre o gasto, o consumo e o benefício nutricional. É o que acontece quando se evidencia a protecção antioxidante de um sumo de fruta (exemplo4), quando um iogurte liquido exerce um efeito na redução dos elevados valores de colesterol (exemplo5) ou até mesmo quando um anúncio não publicita nenhuma marca e tem apenas como objectivo promover o consumo de leite (exemplo6).

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Porque se comunica tanto sobre alimentação?

A comunicação é um fenómeno que acompanha a evolução do ser humano.
Ao alimentar-se, o Homem experimentou uma série de acontecimentos favoráveis ou desfavoráveis decorrentes da ingestão e sentiu a necessidade de os transmitir aos seus semelhantes. Esta comunicação surgiu de modo a garantir a segurança e sobrevivência da espécie, em geral, motivada pelo instinto.
Com o desenvolvimento de uma dinâmica social, a comunicação sobre a alimentação, em específico sobre o consumo de determinados alimentos, é utilizada por religiões e/ou políticas como forma de domínio social. Escrita ou falada, a informação acerca dos alimentos vai sendo difundida pelas sociedades, muitas vezes contrariada por estudos que esclarecem quais os alimentos realmente seguros ou perigosos em termos de saúde, desmistificando o efeito de um constituinte/nutrimento.
Actualmente, a comunicação sobre alimentação acontece fundamentalmente com dois objectivos: o comercial, com estratégias de marketing a relatar os benefícios da ingestão de um certo alimento, ou seja, publicidade; e o da promoção da saúde, com a disponibilização da informação credível, sobre as mais variadas formas para que a população aprenda e possa fazer uma escolha mais saudável e consciente, consoante a sua condição monetária e de saúde.